Na Alemanha, ônibus elétricos urbanos rodam até 350 km sem recarregar

0
140
foto da internet

A eletromobilidade no transporte urbano de passageiros já é realidade em Hannover, na Alemanha. Passageiros de uma das principais linhas de ônibus local podem circular pelo centro da cidade alemã em veículos que não emitem gases poluentes na atmosfera.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Calvet, conheceu, na sexta-feira, esse projeto de eletromobilidade de Hannover. Ele foi recebido por Gernot Hagemann, diretor de projetos de Assuntos Internacionais Internacionais e Desenvolvimento da Indústria da prefeitura.

Hagemann explicou que o projeto dos chamados “e-ônibus” começou em 2012. Além do veículo visitado por Calvet, há dois outros em circulação na cidade. Eles rodam num itinerário de 16 quilômetros. Para recarregá-los, foram instaladas torres e uma pequena subestação de energia no centro da cidade. O tempo de recarga é de seis minutos.

“O governo local estuda ainda como levar sistemas alternativos de propulsão ao transporte de cargas e às frotas de táxis e de aplicativos de compartilhamento de carros. A reutilização das baterias também é objeto de preocupação da prefeitura, que planeja criar um projeto de “segunda vida” para os objetos.