Na Alemanha, Governo do Amazonas apresenta projeto de recompensas por manter a floresta conservada

0
59

O Governo do Amazonas apresentou ao Governo da Alemanha, ontem (28/11), o projeto REDD+ Pioneiros (no inglês, REDD Early Movers – REM), a ser implementado no estado para captação de recursos por meio da conservação ambiental. A proposta foi levada ao Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), em Bonn, na Alemanha, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

De acordo com Taveira, o projeto visa recompensar o Amazonas pela conservação da floresta, uma abordagem inovadora de financiamento que tem alta visibilidade internacional. Atualmente, na Amazônia, apenas o Acre e Mato Grosso possuem programas de REM em implementação.

Como objetivo, o Amazonas visa captar recursos por meio de mecanismos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) para ações de regularização fundiária, zoneamento ecológico e econômico e aprimoramento do sistema de licenciamento do Amazonas. O Estado também apresentará a demanda ao Itamaraty, para obter a aprovação do Governo Federal para que os recursos financeiros possam vir diretamente para o Amazonas.