Município de Tefé-AM adere produtos da agricultura indígena em merenda escolar pela primeira vez

0
399

Baseado no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, por Lei 30% dos recursos direcionados a merenda escolar devem obrigatoriamente serem investidos em produtos da Agricultura Familiar.

Todavia, grande parte dos municípios do Amazonas não fazem o uso desse programa em concordância da Legislação.

Este trabalho de aplicação de produtos agrícolas está sendo realizado por jovens produtores indígenas de três povos da região: os povos Mayoruna, Miranha, Kambeba e Kokama. Levando benefício as comunidades indígenas de Barreira das Missões, Porto Praia, Kanatetu e também de algumas comunidades ribeirinhas de Tefé, além de acesso a programas estaduais, federais e ligação a linhas de crédito referentes a agricultura familiar, o programa ajuda proporcionando uma renda aos produtores.

Zuza dos Santos Cavalcante e Elena Raimunda Nunes Barbosa são servidores da Fundação Estadual do Índio – FEI e dizem estar dentro da lei, possuindo até parcerias para a propagação correta desse projeto pelo município de Tefé . “Temos a Prefeitura de Tefé que faz o chamamento público e conformidade com a Lei. O IDAM outro parceiro na emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP e a FUNAI com as autorizações necessárias para a documentação dos produtores indígenas.”