MTur inicia projeto piloto para desenvolver o turismo sustentável no Brasil

0
9

Os Ministérios do Turismo e o da Economia estão desenhando, em conjunto, um projeto que busca desenvolver o turismo sustentável nos imóveis e áreas da União espalhados pelo país. Para isso, os secretários Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, e o Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, visitaram algumas áreas da união em Alagoas para iniciar um projeto-piloto no estado. A ideia é criar um modelo de gestão dos eventuais serviços ofertados de maneira ordenada e descentralizada em áreas inalienáveis da União, em parceria com a iniciativa privada, e identificar imóveis com potencial turístico em desuso para concessão ou venda.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção foi, além de visitar o destino in loco fazer um alinhamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal com relação ao desenvolvimento turístico de Alagoas envolvendo essas áreas da União e a gestão dos serviços nas praias. Após isso, vamos verificar qual tipo de modelagem pode ser aplicada nesse projeto, buscando o equilíbrio entre o respeito, a dinâmica de mercado e o desenvolvimento humano,” disse o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza.

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, mostrou o interesse do Governo Federal em realizar um amplo projeto neste sentido e destacou a importância da parceria.