Morador da RDS do Rio Negro e técnico do Governo irão para intercâmbio na Guatemala

0
49

O Amazonas participará de um intercâmbio na Guatemala sobre manejo florestal comunitário. A iniciativa levará, entre os dias 15 e 21 de julho, um morador da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e um técnico do Governo do Estado para troca de experiências no país.

O intercâmbio será financiado pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia, implementado no Amazonas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O encontro tem como objetivo compartilhar resultados positivos entre as diferentes iniciativas apoiadas pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF) na região amazônica.

“Este trabalho articulado permite maior impacto, tendo em vista que tira o caráter isolado das atividades e cria uma rede de interação. Passamos a compartilhar as lições aprendidas entre cada projeto, tornando as iniciativas mais eficientes”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A viagem internacional é voltada para técnicos e comunitários que trabalhem com manejo florestal comunitário e que apresentem capacidade de liderança em multiplicar os aprendizados tanto em campo quanto nos escritórios. A ideia é que os participantes retornem aos seus locais e possam disseminar os conhecimentos adquiridos no intercâmbio.