Ministério do Meio Ambiente inaugura usinas de reciclagem

0
13

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, inaugurou nesta segunda-feira (14/12) duas unidades de triagem e reciclagem no município de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo.

As unidades foram implantadas por meio de recursos liberados pelo Governo Federal, sendo mais de R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos e máquinas. As unidades implantadas são uma usina de triagem e reciclagem de resíduos recicláveis secos e uma usina de beneficiamento e reciclagem de resíduos da construção civil.

A cidade gera e coleta 11.200 toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, sendo cerca de 365 toneladas anuais de recicláveis secos coletados seletivamente. O descarte inadequado desse lixo acarreta danos ao meio ambiente, trazendo inclusive impactos econômicos e de saúde pública aos locais afetados.

Os investimentos irão possibilitar ações mais efetivas na gestão dos resíduos sólidos, economia para o município e geração de emprego e renda para população local. São mais de 44 mil habitantes beneficiados.

A usina de triagem e reciclagem de resíduos sólidos urbanos provenientes da coleta seletiva tem capacidade de processamento de 50 t/hora e promoverá um incremento na quantidade e qualidade do material triado e comercializado.