MEC lança curso de práticas de produção de texto para alfabetizadores

0
10

Para marcar o Dia Nacional da Alfabetização, comemorado neste sábado (14), a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou curso em práticas de produção de texto para professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A capacitação será oferecida em plataforma online, em 12 módulos, e foi estruturada com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso será ainda realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os interessados poderão fazer as inscrições a partir deste sábado (14), por meio do site do Avamec

Essa é mais uma inciativa para promover as políticas públicas de alfabetização entre as várias que já foram lançadas pelo governo, após a criação de uma secretaria específica para tratar do tema no Ministério da Educação, em janeiro de 2019. “Reconhecendo que o domínio da leitura e da escrita são a chave para o conhecimento em todas as áreas do saber, entendemos que dar centralidade às políticas públicas de alfabetização no processo de melhoria do ensino é escolha sábia e acertada”, destacou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Em complemento à criação da Secretaria de Alfabetização (Sealf), em 11 de abril de 2019, foi publicado o Decreto nº 9.765, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e, em agosto de 2019, foi publicado o Caderno da PNA, para apresentar os conteúdos desta política. Esses atos marcaram o compromisso do governo federal com os primeiros anos escolares.