Marinha abre seleção no CIAGA para 285 vagas

0
229

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) representante da Marinha Mercante abriu processo seletivo destinado a admissão de 285 candidatos às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2019.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres.

Das 285 vagas, 170 serão para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro-RJ, e 115 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

Para concorrer, os requisitos são ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos (em 1º de janeiro de 2019), ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até 28 de janeiro de 2019.

Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais no posto de 2º Tenente, que tem remuneração de R$ 7.490,00, segundo a tabela de remuneração dos militares.

Os candidatos interessados poderão se inscrever de 10 de maio a 08 de junho, no endereço eletrônico www.ciaga.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00, podendo ser paga até o dia 11 de junho de 2018.