Manaus será destaque em rede nacional por qualidade de ensino

0
360
foto da internet

A qualidade de ensino em Manaus será mais uma vez destaque nacional. A Escola Municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, é uma das duas escolas do Brasil selecionadas para participar da segunda temporada do programa “Destino Educação – Escolas Inovadoras”, do canal por assinatura Futura, que começa nesta quinta-feira, 16/8, às 20h (horário de Manaus), e mostrará na estreia o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus.

A Waldir Garcia é uma das três primeiras unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a adotar a educação integral como metodologia, em 2016. Desde então, a unidade vem colhendo frutos e reconhecimento internacional. Em 2017, tornou-se a primeira Escola Transformadora do Norte do Brasil, título concedido pela organização internacional Ashoka em parceria com o Instituto Alana, organizações que trabalham o incentivo à busca de alternativas para o melhoramento social. A unidade de ensino também alcançou o índice zero de abandono no ano passado.

A escola possui, atualmente, 221 alunos matriculados, sendo, 30 estrangeiros. Por conta da localização geográfica, a unidade foi uma das que mais recebeu alunos haitianos, após o fluxo migratório que Manaus viveu a partir de 2011, depois do terremoto que devastou parte do país caribenho. Após a crise econômica que afetou a

Venezuela, ocasionando a vinda em massa de venezuelanos para o Brasil, a escola também acolheu as crianças imigrantes do país vizinho. São 16 alunos haitianos, 12 venezuelanos e dois canadenses, mas já teve também alunos vindos da Suíça.

Para a gestora da escola, Lucia Cortez, poder mostrar para o mundo o trabalho que é realizado na escola e servir de exemplo para outras unidades não apenas em Manaus, é uma grande vitória.