Manaus receberá visita de vice-presidente dos EUA em abrigo de venezuelanos

0
23

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, em viagem oficial ao Brasil, visitará capital do Amazonas, Manaus, hoje, quarta-feira, 27. A visita será em um abrigo de imigrantes venezuelanos que buscam melhores condições de vida no Brasil.

Vivem atualmente cerca de 200 venezuelanos em dois abrigos administrados pela prefeitura de Manaus. Um desses espaços, no bairro Coroado, chegou a receber 300 estrangeiros.

Os imigrantes, nesses locais, têm acesso a políticas públicas, à documentação e a aulas de português. Segundo o governo amazonense, há venezuelanos empregados, mas, em muitos casos, o trabalho é informal, o que dificulta um levantamento preciso.

O governo ainda confirma que há venezuelanos nas ruas e os que são encontrados nessas condições são encaminhados aos abrigos. Não há uma estimativa de quantos vivem no estado atualmente, de acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Assistência Social, Julieta Morais.

“Nós temos recebido muitos venezuelanos de forma espontânea. São aqueles que não passam pelo controle da Polícia Federal, nem pelos serviços de acolhimento em Roraima. E eles estão chegando aqui e estão se espalhando pelos municípios também. A gente não tem controle. Estamos nos organizando para fazer um levantamento dessa população que tem chegado. Mas seria uma mostra. Não temos como contabilizar quem chega de carona, de moto ou a pé”.

A rodoviária atualmente abriga 12 imigrantes que chegaram de Roraima e é um dos principais pontos de concentração de venezuelanos na capital amazonense. O local, no ano passado, praticamente havia se tornado um acampamento, onde eles viviam em condições precárias. Uma articulação entre os governos federal, estadual e municipal possibilitou a transferência dos estrangeiros para um abrigo.