Manaus mantém primeiro lugar no ranking de transparência do MPC-AM

0
12

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) manteve o primeiro lugar no ranking de transparência feito pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). A CMM alcançou o índice de 70,6% de transparência com os gastos públicos. Os dados avaliados são referentes à gestão do presidente Joelson Silva (Patriota) que assumiu a presidência da Casa Legislativa com o compromisso de tornar a instituição cada vez mais transparente.

“Nós conquistamos esse primeiro lugar ano passado, no nosso primeiro ano de gestão e assumimos o compromisso de continuar trabalhando com transparência, deixando muito claro para a sociedade manauara o que está sendo feito pela Câmara. O ranking do Ministério Público de Contas mostra que estamos fazendo uma gestão séria e comprometida com a população que nos deu seu voto de confiança”, afirma o presidente.

O MPC-AM é o órgão responsável por acompanhar os órgãos públicos com relação à divulgação dos gastos do dinheiro público. Os 19 critérios de avaliação estão previstos na Lei 12.527/2011, conhecida como Lei da Transparência. Os critérios são divididos entre a matriz comum e específica.

Na matriz comum é verificado se o órgão possui um site oficial ou portal da transparência próprio, se divulga as informações institucionais, as receitas e despesas, os dados relacionados aos recursos humanos, pagamentos de diárias, licitações e contratos.