Manaus lidera pela terceira vez ranking de transparência em dados da Covid-19

0
15

Pela terceira vez consecutiva, a capital amazonense é destaque na qualidade de dados relativos à pandemia do novo coronavírus. Depois da liderança no Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19), duas vezes no mês de agosto deste ano, a cidade manteve a pontuação máxima (100 pontos), em levantamento divulgado no dia 11 de setembro pela Open Knowledge Brasil (OKBR).

“Prezamos pela transparência das nossas ações, sempre respeitando o cidadão e melhorando a acessibilidade dos dados referentes aos gastos em ações para enfrentamento à Covid-19. E saber que estamos liderando esse ranking, sendo o modelo para outras cidades, mostra que estamos dando a devida importância para os recursos que temos no combate a essa pandemia”, ressaltou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Manaus foi a primeira capital brasileira a atingir a pontuação máxima (100 pontos) da escala do ITC-19 em 13 de agosto, após aprimorar a publicação de informações sobre a capacidade de testagem, além de dados sobre disponibilidade de leitos. O feito foi repetido nos dois levantamentos subsequentes, 28 de agosto e 11 de setembro.

O Índice de Transparência da Covid-19 é um indicador composto por três dimensões: conteúdo, granularidade e formato.