Manaus-AM é citada como modelo fiscal a ser seguido por futuro presidente

0
62
Manual de Aplicacao Pref Manaus 2

Às vésperas do segundo turno da eleição que escolherá o novo presidente da República, Manaus é apontada como modelo fiscal a ser seguido pelo novo ocupante do Palácio do Planalto. A determinação da Prefeitura de Manaus em manter uma saúde econômica equilibrada para enfrentar a recessão, implantando uma forte política de austeridade, reconhecida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) como a capital que mais cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2016 foi destaque na revista Exame deste mês de outubro. A matéria traz aos leitores e ao futuro presidente “Oito ideias para consertar o Brasil”. A publicação destacou a capital amazonense ao falar da necessidade que o país apresenta em melhorar a arrecadação de impostos. Manaus é citada como exemplo de gestão fiscal, com corte de gastos e eficiência nas estratégias para o aumento da arrecadação.

O prefeito de Manaus lembra, que a política econômica implantada na sua gestão passou por profundas reformas administrativas, que, hoje, resultam no reconhecimento de diversas instituições fiscalizadoras e avaliadoras, colocando Manaus como modelo a ser seguido por outras administrações.

Entres as medidas adotadas por Manaus, a revista Exame destaca o investimento em tecnologia por parte da prefeitura, que permitiu o uso de softwares para cruzamentos de informações públicas de contribuintes e atualização de dados cadastrais de imóveis com uso de satélites, gerando um imposto atualizado. A matéria cita como exemplo o fato de a prefeitura ter identificado que 15% de uma dívida, de R$ 295 milhões, de 630.000 contribuintes estava com apenas 120 cadastrados.