Leilão de itens pessoais do cientista Stephen Hawking

0
87

O leilão da Christie’s será composto por uma cadeira de rodas e um livro contendo a impressão digital do físico inglês, além de itens conhecidos publicamente, como por exemplo, a tese de 1965 responsável por derrubar o site da Universidade de Cambridge quando publicada online.

Esta a ação leva ao público diversos itens que, que pertencendo a quem pertenceu, nunca poderiam ser determinados como objetos banais.

Lucy, filha de Hawking, explicou que o leilão daria às pessoas a possibilidade de “adquirir uma lembrança da vida extraordinária do nosso pai”.

A filha do cientista também afirmou que a Christie’s tem dado auxílio a família “administrar a única e preciosa coleção de pertences pessoais e profissionais do nosso amado pai”.

“Esperamos ser capazes de oferecer o arquivo de nosso pai à nação através do processo de ‘Acceptance in Lieu’, pois sentimos que trata-se de uma grande parte de seu legado, mas também da história da ciência neste país”.

O “Acceptance in Lieu” (“Aceitação no local”, em tradução livre) é um dispositivo de incentivo fiscal existente na legislação britânica permitindo o entendimento na compensação parcial ou integral de impostos oferecendo peças de patrimônio a coleções de interesse público.

O grande cientista Stephen Hawking viveu e trabalhou na cidade de Cambridge, em Londres e morreu em março de 2018, aos 76 anos de idade.