Laboratório da Ufam utiliza tecnologia de última geração para avaliação física

0
119

O Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam é um projeto que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão, proporcionando a produção e veiculação do conhecimento científico na região Norte.

O LEDEHU proporciona aos alunos de Educação Física e Fisioterapia a oportunidade de compreender o funcionamento do corpo humano frente ao exercício. Atualmente, 15 disciplinas podem realizar aulas práticas com os equipamentos disponíveis. É uma estrutura importante na FEFF para manter e elevar os conceitos do Enade (nota 5 para o bacharelado em Educação Física  e 4 para o bacharelado em Fisioterapia).

Na pesquisa tem se destacado entre os laboratórios mais produtivos da Ufam. Esses números foram possíveis graças à política de iniciação científica da Instituição e os investimentos da administração superior realizada nos últimos anos. Além disso, o LEDEHU tem exercido papel importante na formação de recursos humanos para a região Norte. Desde sua fundação em 2010, inúmeros ex-alunos de iniciação científica ingressaram em programas de pós-graduação, tanto na Ufam como em outras universidades federais.

O Laboratório tem desenvolvido diversos projetos e programas junto à comunidade amazonense no formato de projeto autossustentável desde 2013 e é o responsável pelas avaliações dos participantes do Programa ‘Manaus mais Saudável’ (Manaus +Saudável). As avaliações envolvem medidas da composição corporal, em especial, o percentual de gordura por meio do equipamento de última geração (BOD POD).