Jogoeduca crianças sobre uso consciente da água na Palestina

0
291
foto da internet

LamisQdemat, uma jovem empreendedora palestina de 26 anos, está desenvolvendo um jogo eletrônico educativo e interativo chamado WaterHeroes (“Heróis da Água”, em inglês) para conscientizar as crianças sobre o uso responsável deste recurso escasso na Palestina.

Formada em Geologia e em Ciências Ambientais, Qdemat trabalha diariamente no espaço uMake, um escritório de coworking no coração de Ramala (Cisjordânia), de onde surgem alguns dos projetos mais inovadores nos territórios ocupados.

Após fazer mestrado sobre gestão da água, um bem prezado neste árido território, a jovem está na última etapa de desenvolvimento “de um jogo voltado a estudantes”, que deseja que se transforme em uma ferramenta para que as crianças saibam “como utilizar e conservar” os recursos hídricos.

Na sua opinião, é preciso lutar para que o território chegue a um modelo de “ecologia sustentada”, no qual a população “avalie o uso da água e de outros recursos ambientais”.

A empreendedora tem um plano de negócios para comercializar o jogo que em breve será lançado e, assegurou, seu projeto também incorpora uma abordagem política como pano de fundo.

Qdemat já tem uma amostra inicial do jogo ‘WaterHeroes’ e espera apresentar o produto em Barcelona no final de outubro durante o Fórum AMWAJ 2018, convenção centrada na gestão sustentada da água que reunirá jornalistas, especialistas e empreendedores procedentes de todo o Mediterrâneo.