JEJ: Com 26 medalhas, delegação do Amazonas retorna com sentimento de dever cumprido

0
114

Sete ouros, sete pratas e 12 bronzes. Este foi o saldo de medalhas conquistado pela delegação amazonense em mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude 2018 (JEJ), que aconteceram no período de 12 a 25 de novembro, na cidade de Natal (RN), nas modalidades handebol, futsal, voleibol, basquetebol, xadrez, natação, tênis de mesa, luta olímpica, judô, badminton, ginástica rítmica, vôlei de praia, e teve a participação de todos os Estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal. Com 240 participantes, entre atletas, professores e comissão técnica, o Amazonas contou o apoio do Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Foram 26 conquistas que demonstram todo o respeito e fomento para com o esporte de base no Estado. Atualmente, a média na etapa nacional dos Jogos Escolares girava em torno de 16 a 18 medalhas, porém em 2018, mesmo com um formato mais difícil, tendo em vista a divisão da competição em três etapas, sendo a Estadual, a Regional e a Nacional, a equipe amazonense conseguiu conquistar 26 medalhas nas mais diversas modalidades e categorias, elevando a média dos atletas e confirmando o progresso dos competidores no evento. Vale ressaltar que este ano, 57 municípios participaram dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), o que contribuiu para acirrar ainda mais as disputas, juntamente com a Etapa Regional 2 do JEJ, que foi sediada em Manaus de forma inédita.

Com a expectativa superada em relação ao número de medalhas conquistadas, o chefe da delegação, Egídio Pinto, que é coordenador do desporto da Sejel, avaliou a participação do Estado na competição e agradeceu aos secretários da pasta e ao Governador Amazonino por todo o apoio concedido ao esporte. “Nós, do Desporto, avaliamos como excelente a participação do Amazonas nos JEJ, com o total de 26 medalhas, sendo sete de ouro, sete de prata e 12 de bronze. Gostaríamos de agradecer o apoio do Governo do Estado, na pessoa do Governador Amazonino Mendes, e aos secretários da pasta, Manoel Almeida e Elcy Barroso, que nos deram um apoio de fundamental importância, desde a realização dos 41º JEAs, passando pela realização inédita da Etapa Regional 2 do JEJ, onde recebemos oito Estados do nosso país e, principalmente, por oferecer as passagens aéreas para todos da delegação amazonense na ida à fase nacional da competição. Obrigado, em nome do esporte amazonense”, disse Egídio