Instituto cria sistema de abastecimento de água para manejo sustentável de gado

0
96
Imagem da Internet

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá instalou três sistemas de abastecimento de água para a criação de gado com o modelo de Pastoreio Racional Voisin (PRV) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. Com os sistemas, movidos a energia solar, os criadores, que praticam a pecuária de pequeno porte na região da reserva há décadas, podem melhorar a sua produtividade e a saúde do rebanho, sem a necessidade de desmatar novas áreas.

O objetivo do projeto visa “reduzir e transformar práticas que geram conversão florestal desnecessária, degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa”.

Para que o sistema PRV seja implementado de forma eficiente, os animais devem ter acesso à água dentro das parcelas. Essa necessidade revelou-se um desafio na região da reserva Amanã, isolada geograficamente pela enorme quantidade de rios que cortam o local.

Foram projetados três sistemas de captação e distribuição de água, que vai do rio (em um dos casos, de um poço) até um reservatório suspenso e de lá seria distribuída até um bebedouro móvel, capaz de atender a todas as parcelas.