ICMBio investe R$ 70 milhões em veículos para combate ao fogo em parques nacionais

0
10
Tocantins TO 02 09 2019 No intuito de intensificar as ações do Governo do Tocantins no combate as queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança mais um meio de comunicação para fazer denúncias de crimes com fogo, o Whatsapp Ambiental. O canal já está disponível por meio do no número 99988-0030 e tem como objetivo dar celeridade nas ações de combate.Para melhor uso do canal, o cidadão deve estar atento a todas as informações prestadas. Para validação da denúncia é necessário enviar fotos ou vídeos, horário em que viu o incêndio ou flagrante, descrição da cena e o local exato. Todas essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros para atuação imediata. O Whatsapp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem. foto Fernando Alves/Governo de Tocantins

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou licitação para investir cerca de R$ 70 milhões na aquisição de 50 caminhões e 50 tratores de combate e prevenção aos incêndios florestais em parques nacionais e outras unidades de conservação federais por todo o Brasil.

Os caminhões, com capacidade de 7 mil litros, serão equipados com tração 4×4, mangotes laterais e bomba extra para operar mata adentro, com possibilidade de extensão da mangueira, e ainda contarão com esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada. Os tratores, com implementos especializados, ajudarão também na realização de aceiros e limpeza de folhas e galhas em ações de prevenção.

Entre os parques nacionais com previsão de apoio já confirmada estão o da Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Chapada Diamantina, Serra da Canastra e Serra do Cipó. Ao todo, o investimento vai beneficiar cerca de 100 unidades de conservação em todo o País. Saiba mais no site do ICMBio.