Iceberg maior que a cidade de Nova York separou-se de placa de gelo na Antártica

0
10

Um iceberg gigante se separou da placa de gelo Brunt, na Antártica, na última sexta-feira  (26), em região próxima a uma base científica britânica.

O pedaço de gelo de cerca de 1270 quilômetros quadrados é maior que a cidade de Nova York e se separou em um processo chamado de calving — que consiste na quebra de um pedaço da placa de gelo a partir de rachadura de acordo com nota da Base de Pesquisa Antártica Britânica (BAS).

O aumento na fenda chegava a ser de centenas de metros na manhã de sexta-feira — liberando-a do restante da placa de gelo. “Nosso time na BAS estava preparado para a separação de um iceberg da placa de gelo Brunt há anos”, disse a diretora da Base, Jane Francis, em nota.

Ela explicou que os pesquisadores recebem atualizações diárias da placa de gelo de uma rede automatizada de instrumentos de GPS de alta precisão, além das imagens feitas por satélites.

“Todos os dados são enviados à [Universidade de] Cambridge para análise, para que possamos saber o que está acontecendo por lá mesmo no inverno antártico, quando não há pessoas na estação, e está completamente escuro, e a temperatura cai para -50°C (ou -58°F”), ela disse.