Habilidades de educadores de Manaus e do Rio Janeiro vão ser mostradas em Encontro de Professores de Língua Portuguesa

0
202

 

Com o intuito de expandir e compartilhar estratégias pedagógicas relacionadas ao estimulo à leitura que estão dando certo em unidades da rede municipal de ensino de Manaus e, também, em comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá promover, na próxima segunda feira, 18 de junho, no auditório da secretaria, o Encontro de Professores de Língua Portuguesa, com o tema “Livro, leitura e literatura”.

A ação é parte integrante do Programa Viajando na Leitura, que tem como ideia fazer a coordenação das ações voltadas à linguagem, escrita e interpretação de textos em escolas de toda rede municipal de ensino da capital.

A coordenadora do Viajando na Leitura, Madalena Moleiro, falou que a secretaria espera alcançar com o evento. “O encontro é importante para apresentar resultados que secretaria alcançou no trabalho de incentivo à leitura com as ações do programa para melhorar a proficiência dos alunos, além de buscar melhorar o fazer pedagógico do professor, por meio de trocas de experiências exitosas”.

Os participantes podem, ainda, acompanhar uma palestra com Kely Louzada, membro do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, com vasta experiência de bibliotecária comunitária e incentivo à leitura em regiões de alta vulnerabilidade social e violência em comunidades do Rio de Janeiro.

Madalena Moleiro ressaltou que a experiência trazida pela palestrante pode contribuir para os professores que atuam em zonas periféricas da cidade, a fazer a criação de mecanismos de incentivo à leitura.

“Nossas escolas estão inseridas nessas comunidades vulneráveis, então é interessante que o nosso professor tenha esse olhar de que é possível promover melhorias concretas no incentivo à leitura dentro desse contexto”.