Governo do Amazonas enviará equipe técnica para combater a malária, em São Gabriel da Cachoeira

0
224

Por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a Secretaria de Estado da Saúde, enviará na próxima segunda-feira (21), equipe técnica composta por doze profissionais com experiência no controle da malária, para integrar a força tarefa que tem como propósito a intensificação das ações de combate à doença em São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros em linha reta de Manaus.

Segundo o diretor presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, que compõe a equipe que irá in loco, as ações intensificadas são direcionadas para a procura ativa de suspeitos e tratamento assistido de novos casos de malária. “Desta forma, vamos focar na melhora em relação ao alto percentual de abandono de tratamento, apontado com um indicador para o aumento no número de casos”, explicou.

Formas de Prevenção- Não existe vacina para malária, é recomendado que a população não fique em áreas de risco como (igarapés e floresta) no horário de fim da tarde e início da noite. E se permanecer, evitar a picada do mosquito, com uso de repelentes, calças e camisas de manga longa e uso de mosquiteiro.