Governo da Colômbia descarta ideia de fechar fronteira com a Venezuela

0
84

Iván Duque, o presidente da Colômbia, eliminou a possibilidade de fechar a fronteira do país com a Venezuela, uma hipótese levantada por alguns setores.

“Não podemos nos deixar levar por esses sentimentos que alguns estão começando a colocar para fecharmos a fronteira. Como se, com o fechamento da fronteira, a imigração deixasse de ocorrer”, disse Duque em uma reunião com governadores realizada na cidade de Yopal, capital do departamento de Casare, na região central do país.

O presidente destacou que já tinha conversado com os governadores anteriormente sobre o problema e repassou a eles as ações urgentes que deveriam ser adotadas para lidar com a imigração.

Segundo os números da ONU, mais de 3 milhões de venezuelanos deixaram o país desde 2015 em busca de refúgio em outros países da região por causa da crise socioeconômica que abala o chavismo. A Colômbia foi o principal destino desses imigrantes e recebeu 1 milhão de pessoas.

O presidente colombiano explicou que não somente levou a discussão para o nível internacional para dar visibilidade ao problema do país vizinho, mas também colocou em prática um protocolo do Conselho Nacional de Política Econômica e Social (Conpes), que permite a realização de um trabalho integrado entre todos os órgãos do governo para lidar com a situação.