França pressiona Reino Unido impondo quarentena a viajantes ingleses

0
12

As autoridades francesas querem que o Reino Unido suspenda a quarentena imposta no sábado (15) aos viajantes com origem da França, tendo adotado medidas semelhantes para mostrar que os britânicos também têm interesse em manter a livre circulação. 

“Não podemos ficar impassíveis perante decisões unilaterais”, disse o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Jean-Baptiste Lemoyne, também responsável pelo turismo, em entrevista ao canal BFMTV, hoje divulgada.

Além do argumento de “coerência”, já que “uma fronteira tem de ser administrada da mesma forma dos dois lados”, Lemoyne justificou a adoção de medidas recíprocas com a necessidade de ter peso nas negociações com o Governo britânico.

O governante francês lembrou que, por norma, 10 milhões de britânicos viajam anualmente para França apenas por motivos turísticos, pelo que a quarentena de 14 dias que Londres impõe a todos os que chegam da França (como de outros países europeus, como Portugal, Espanha, Bélgica ou Países Baixos) — para combater o aumento de infecções da covid-19 – está causando prejuízos significativos ao setor do turismo francês.