Favorito, Amazonino se mantém no 2º turno, diz nova pesquisa eleitoral

0
35

Pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Podemos, o ex-governador Amazonino Mendes está no segundo turno das eleições municipais deste ano, se a eleição fosse hoje, com 31,6% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Pontual, divulgada nesta segunda-feira, 14, com exclusividade pelo Portal O Poder. Ele também ganharia a eleição em cinco cenários de segundo turno apresentados na sondagem.

A pesquisa, divulgada na antevéspera do fim do prazo das convenções partidárias, mostra o favoritismo de Amazonino e, David Almeida (Avante), como seu adversário no segundo turno, com com 15,8%. Alberto Neto (Republicanos) aparece em terceiro lugar, com 6,8%; seguido de José Ricardo (PT), com 6,7%.

Em quinto lugar na pesquisa aparece o ex-prefeito de Manaus e ex-deputado federal, Alfredo Nascimento (PL), com 5,5% dos votos; seguido de Chico Preto (DC), que recebeu 2,6% da lembrança dos entrevistados.

O ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota) e o deputado estadual Josué Neto (PRTB), ficaram empatados com 2,5% das intenções de voto cada; Atrás deles aparece o também deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), com 1,2%; Romero Reis (Novo), com 1,0%; e Paulo Trindade (Psol), com 0,4%. Quando a pesquisa foi registrada, o Psol ainda não havia feito a sua convenção e Trindade ainda era o pré-candidato do partido. Neste domingo, 13, o Psol decidiu compor como vice na chapa de José Ricardo, indicando a atividade política Marklise Siqueira.

Nas duas últimas posições da pesquisa, praticamente sem pontuar, aparecem o candidato do PCdoB, Marcelo Amil, com 0,2% dos votos e, o empresário Orsine Jr. (PMN), com 0,1%.

Os indecisos somaram 7,8% e, os que votariam branco ou nulo, 15,3%
Rejeição

Ensaiando retornar ao Executivo municipal, Alfredo Nascimento é o pré-candidato mais rejeitado pelos entrevistados, com 21,9%; seguido de Amazonino, com 17,7% e; José Ricardo, com 7,0%.

Ricardo Nicolau apresentou índice de rejeição de 6,0%; seguido de Chico Preto, com 4,6% e, Josué Neto, 4,0%.

David Almeida apresentou 3,7% de rejeição; Paulo Trindade, 2,4% e, Alberto Neto e Orsine Jr, ambos com 1,7%, cada.

Nas últimas posições estão coronel Menezes, com 1,5%; Marcelo Amil, com 1,4%; e Romero Reis, com 0,7%.

Entre os indecisos somaram 14,8% e os que rejeitam a todos os candidatos 10,9%.

Segundo turno
O Instituto Pontual testou, ainda, cinco cenários de segundo turno e, em todos, o pré-candidato Amazonino Mendes venceria seus adversários, se elegendo prefeito de Manaus.

Amazonino versus David
No Cenário 1, entre Amazonino Mendes e David Almeida, o pré-candidato do Podemos sairia vencedor com 45,7% contra 30,6%. Os indecisos são 7,1% e os brancos e nulos, 16,6%.

Amazonino e Alberto Neto
Contra Alberto Neto, Amazonino teria 48,7% contra 26,5% de seu adversário num Cenário 2. Os indecisos são 7,4% e os brancos e nulos 17,4%.

Amazonino e José Ricardo
Amazonino também venceria José Ricardo com 51,6% dos votos contra 21,0% do seu adversário num Cenário 3. Os indecisos são 7,3% e brancos e nulos, 20,1%.

Amazonino versus Alfredo Nascimento
No Cenário 4, o ex-governador receberia 55,2% dos votos contra 14,1% recebidos por Alfredo Nascimento. Os indecisos nessa sondagem são 6,2% e os brancos e nulos, 24,5%.

Amazonino contra Ricardo Nicolau
Já no Cenário 5, Amazonino teria 55,2% em cima do adversário Ricardo Nicolau, com 13,9%. Os indecisos somariam 7,2% e os brancos e nulos, 23,7%.