Falta de divulgação prejudica o turismo em Cubatão, SP, diz especialista

0
20

Apesar de todo o seu potencial ecológico, Cubatão (SP) acaba ficando ‘escondida’ para o turista que desce a Serra do Mar em busca das praias. Única da região sem faixa de areia, a cidade, por outro lado, é rica em parques, rios, manguezais e trilhas.

Há, ainda, o movimento de turismo social, promovido por algumas empresas instaladas no município, que levam os visitantes a comunidades como a região das Cotas. Os grupos interagem com a população local, conhecendo seu artesanato, cultura e gastronomia.

Agravada pela pandemia, no entanto, a crise do turismo cubatense tem outros aspectos. O principal deles, segundo o turismólogo Renato Marchesini, é a falta de atuação do poder público para fortalecer o setor, um desafio para a próxima gestão.

“A prefeitura não oferece qualquer capacitação à comunidade que recebe o visitante. Todo esse trabalho quem faz são as empresas de turismo, que preparam os moradores para se apresentar, guiar, vender… E o conhecimento fica depois para eles. Vão se profissionalizando e podem atender sem a empresa. Só que a cidade não gera demanda para essa comunidade”, diz Marchesini.