EUA pressiona NASA para levar humanos à Lua até 2024

0
23
Imagem da Internet

O governo de Donald Trump nos Estados Unidos está aumentando a pressão para que a NASA leve humanos à Lua novamente. O assunto foi pauta de recente discurso do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, durante um evento no Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. Na ocasião, ele adiantou o cronograma dessas missões para 2024. A agência espacial tinha como meta começá-las somente em 2028.

Pence disse que a NASA deveria administrar melhor o dinheiro público e repensar formas de acelerar esses projetos, considerando novas “alternativas comerciais”, se necessário. Aqui, o vice-presidente parece referir-se à SpaceX e Blue Origin, empresas que estão conduzindo os trabalhos nesse sentido.

Um pouco depois do pronunciamento de Mike Pencer, a NASA fez uma publicação oficial, comunicando que a agência está à altura do desafio de levar a humanidade à Lua em cinco anos. O texto ainda indica que Jim Bridenstine, atual gestor da NASA, já iniciou os primeiros passos para que o plano seja concretizado. No post, também é dito que serão usados “todos os meios necessários” para que a missão seja feita com sucesso nesse prazo.