“Eu sei como captar recursos para melhorar a cidade”, diz Capitão Alberto Neto

0
14

Alberto Barros Cavalcante Neto nasceu em 05 de maio de 1982, em Fortaleza (CE). Buscando novos desafios em sua vida, veio para Manaus, onde estudou, tornou-se Sargento Controlador de Voo da Aeronáutica.

Alberto Neto (Republicanos) foi aprovado no concurso de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas e ingressou na Academia de Polícia Militar Coronel Neper de Alencar, em 2010, onde se tornou Bacharel em Segurança Pública e Direito.

Tornou-se Capitão. E após usar as mídias sociais como ferramenta para aproximar os policiais às comunidades. Em 2018, foi eleito Deputado Federal, pela primeira vez, com mais de 107.000 votos.

Este ano, anunciou que irá concorrer à prefeitura de Manaus. Suas opiniões e propostas você confere na entrevista a seguir:

ON Jornal – A ideia de ser prefeito de Manaus, é um desejo antigo seu, ou é um desafio que surgiu agora?

Cap. Alberto Neto – Bom, quando se entra na política nós temos que estar à disposição para atender a favor da população. O Meu nome circulou entre o povo e começou a aparecer nas pesquisas. A população estava sem opção e então eu disse: “eis-me aqui”.

Quero mudar a vida das pessoas através da educação. Acredito que ela é transformadora e abre portas.

ON Jornal – Você não começou como vereador, ou deputado estadual, e sim como deputado federal. Tendo apenas dois anos na política, você se sente de fato preparado para a assumir o executivo de um município tão grande quanto Manaus?

Cap. Alberto Neto – Olha, primeiro: até ontem eu estava na ponta, conheço bem a cidade. Segundo: o policial da PM é preparado pra ser gestor, pra comandar a maior instituição do estado. Terceiro: tenho pós-graduação em gestão pública pela UEA, tenho formação em Direito, tenho experiência como Deputado Federal. Eu sei como buscar recuso pra investir em saúde e educação. Nosso estado é o que menos recebe recursos do governo federal por falta de projetos.

Eu me sinto muito preparado para governar a cidade de Manaus.

ON Jornal – O senhor é apontado nas pesquisas eleitorais recentes com o terceiro colocado no ranking. O que o deputado tem a dizer sobre isso e qual o plano para convencer o eleitor?

Cap. Alberto Neto – Existe algo nas pesquisas chamado, “curva do conhecimento”, ou seja, é algo que favorece quem já é conhecido. Por que se você vê, quando perguntam nas pesquisas sobre o nome que vem à mente, as pessoas falam quem já é conhecido. Eles levam essa vantagem.

Mas, acredito que quando começarmos a campanha, quando eu for na rua, quando eu for me apresentar como opção, isso vai mudar. Acredito que durante a companha, quando o povo conhecer o nosso curriculum, vamos atrair muitos eleitores.

ON Jornal – Você foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser vice-líder do governo câmara, no qual você aceitou. Você acha que isso pode ajudá-lo nas eleições, uma vez que Josué Neto e Coronel Menezes também querem o apoio dos eleitores do presidente?

Cap. Alberto Neto – O presidente tem realizado um grande trabalho no país. Eu aceitei ser vice-líder do governo por que quero fazer parte das reformas necessárias para o país, como por exemplo, a reforma administrativa, que vai reduzir a desigualdade social e trazer mais investimento. Fazer parte dessa construção, pra mim, é grande orgulho. Não há programa social melhor do que o emprego.

E eu acho que sim, isso pode me ajudar, por que as pessoas conhecem o presidente, eles me veem ao lado do presidente. Então acho que isso influencia sim na campanha municipal. O povo sabe que eu sou um defensor do presidente. Espero que isso influencie positivamente na campanha sim.

ON Jornal – Sendo da área de segurança pública, qual a principal pauta dentro desta, que considera mais urgente?

Cap. Alberto Neto – Nós queremos estruturar a cidade de Manaus, e o setor de segurança publica vai ser responsável por isso.A guarda municipal em Manaus é desarmada, isso ta errado. Nós vamos estruturá-la.

Vamos aplicar o modelo das escolas civis-militares no município também. Isso deu certo no governo do estado, vai dar certo no município também. E isso será em pontos estratégicos, colocaremos essas escolas em locais de “área vermelha”. Nós daremos oportunidade aos jovens daquela localidade.

Vamos melhorar também a iluminação, por que local mal iluminado é ambiente prefeito para atuação de criminosos. Isso é responsabilidade da prefeitura e nós vamos fazer.  

ON Jornal – O deputado estadual e também pré-candidato à prefeitura, Ricardo Nicolau, afirmou que vai bater na porta de queira ajudar Manaus, seja de esquerda ou direita. O deputado pensa igual? Faria alianças com partidos de esquerda para bem de Manaus?

Cap. Alberto Neto – Não! A esquerda tem o seu papel fundamental na democracia. A oposição é importante, para fiscalizar e vigiar o outro lado. Isso é natural na democracia.

A oposição da esquerda tem que ser saudável, com críticas fundamentais. Então, devido a isso, eu acho que não faz sentido uma união entre esquerda e direita. Pra mim, não faz sentido.

Agora, com o Centro, faremos uma aliança igual como o presidente está fazendo. Por que você precisa criar uma base governista para aprovar projetos. Claro, sem o “toma lá dá cá”, tudo de forma transparente. Eu acho que isso ajuda no processo de governabilidade.

ON Jornal – Já no primeiro mandato, o deputado recebeu mais de 100 mil votos, um número expressivo. Caso eleito, ou não, podemos esperar um capitão Alberto, candidato a Governador, ou até Presidente?

Cap. Alberto Neto – Presidente não! Pra presidente, eu vou apoiar o que já está aí. Nós já estamos fazendo campanha pra 2022. Hoje, nosso foco é a prefeitura de Manaus, e se não conseguirmos, daremos continuidade ao trabalho como Deputado Federal.

Agora, outros cargos no futuro, o tempo dirá.

ON Jornal – Qual o seu posicionamento sobre a Zona Franca de Manaus, uma vez o presidente da indícios de tirar seus benefícios. Ela continuará a ser protegida na sua possível gestão?

Cap. Alberto Neto – Olha, o presidente é a favor sim da Zona Franca. Ele mesmo já disse que foi graças ao presidente militar, Castelo Branco que ela está aí.

Nós entendemos a existência estratégica dela. Sabemos que se não ocuparmos esse terreno de forma estratégica, o mundo todo vai querer, como já temos muitas ONG’s internacionais aqui explorando as nossas riquezas. Agora, eles fazem isso com a desculpa da questão ambiental.

A Zona Franca de Manaus tira o homem do agronegócio para ir pra indústria. O agro tem uma devastação ambiental sim, mas o mundo todo tem fiscalizado.

Então, nós estamos cuidando do meio ambiente na Amazônia sim e da Zona Franca também.

ON Jornal – O que gostaria de acrescentar?

Cap. Alberto Neto – Queria dizer que nós somos um candidato de Direita. Que somos da base de apoio do presidente Bolsonaro. Estamos preparados para governa a cidade de Manaus, pela parte academia, com falei, entendo de gestão publica.

Sou policial Militar, tenho a experiência de rua para governar Manaus. Também como deputado federal, sei como captar recursos para a nossa cidade.

Conhecemos muito bem a nossa cidade. Somos um candidato que estamos do lado do povo. Isso não é uma aventura. É algo seguro. Queremos levar nossa cidade para o futuro. Iremos usar a tecnologia para levar qualidade a todos.

Já estamos pensando em criar um polo BioDigital. Precisamos preparar Manaus para o futuro. Precisamos aproveitar nossa região para termos outros polos aqui, voltado a outras áreas, para gerar mais empregos.

O Capitão Alberto Neto não é apenas bem avaliado nas recentes pesquisas eleitorais em Manaus, mas também em pesquisas de nível nacional. Recentemente, dos 594 deputados federais e senadores, apenas 13 receberam cinco estrelas (nota máxima) em um levantamento exclusivo feito, nesta semana, pelo Congresso em Foco sobre a transparência dos gabinetes parlamentares.

O deputado federal foi o único parlamentar do Amazonas a integrar a lista dos mais transparentes do Brasil.

Para a composição das notas, foram avaliados 11 indicadores como a publicação da agenda de compromissos, a atualização de sites e redes sociais e o detalhamento e explicação dos gastos com atividade parlamentar de 2020.

Para conhecer mais sobre o Capitão Alberto Neto, acesse: http://www.capitaoalbertoneto.com.br/portal/