Estudante da Ufam é premiado na ‘Chamada de Soluções Sustentáveis para Amazônia’ da SDSN

0
16

O projeto ‘Sabões e sabonetes sustentáveis’ do estudante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET/Ufam), Sidney Guerreiro de Souza, foi o grande vencedor do prêmio Chamada de Soluções Sustentáveis para Amazônia da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

O evento de premiação ocorreu na terça-feira, dia 28, às 16h, por meio de videoconferência com a participação do reitor da Ufam, Sylvio Puga, do professor do Centro de Ciências do Ambiente, Henrique Pereira, entre outras autoridades acadêmicas, estudantes e representantes da SDSN Amazônia. A cerimônia virtual foi realizada pela Ufam e SDSN Amazônia para reconhecer as iniciativas de maior destaque que concorreram ao prêmio.

O objetivo do projeto do estudante foi contribuir para a conservação do meio ambiente e ao mesmo tempo gerar renda para a população local do município de Itacoatiara. O graduando de Engenharia de Produção do ICET, Sidney Guerreiro de Souza, estuda o desenvolvimento de sabões e sabonetes utilizando triglicerídeos que são descartados no Rio Amazonas. A pesquisa busca compreender quais fatores levam restaurantes e lanchonetes ao desperdício de óleos usados nas frituras de seus produtos e quais benefícios poderiam ser extraídos na utilização de triglicerídeos para preservar o Rio, que é a fonte de vida essencial da região Amazônica.