Estátua mais alta do mundo é inaugurada na Índia

0
266

A estátua mais alta do mundo, medindo cerca de 182 metros de altura e que foi construída para homenagear um dos heróis nacionais, Sardar Patel, autor da unidade do novo país surgido após a independência dos britânicos em 1947 e a partilha do subcontinente, foi inaugurada na Índia nesta quarta-feira (31).

“Eu me curvo ao homem que impediu a conspiração que visava partir a Índia em pedaços, o homem que terminou todas as dúvidas sobre o futuro da Índia”, contou durante o processo de inauguração, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, idealizador do projeto.

A gigantesca estátua do líder da independência, erguida junto ao rio Narmada, em seu estado natal de Gujarate, e com um custo aproximado de 350 milhões de euros, foi finalizada este mês depois de cinco anos de construção.

Modi reconheceu que é um “prazer” para ele poder inaugurar a escultura do homem “de ouro da história da Índia”, pois foi um projeto concebido quando era ainda chefe de Governo de Gujarate, pouco antes de sua vitória nas eleições gerais de 2014, que o levou ao comando do país.

“Nunca pensei que teria esta oportunidade como primeiro-ministro da Índia”, disse Modi, enquanto pedia aos presentes, entre eles líderes do partido nacionalista hindu Partido do Povo Indiano (BJP, sigla em indiano), que gritassem em homenagem a Patel: “Imortal, Imortal!“.

Segundo especialistas, a estátua, superou o primeiro lugar em altura ao Buda do Templo de Primavera, de 153 metros, localizada na China, o qual representa o começo da campanha eleitoral para as eleições gerais do próximo ano.