Estados Unidos desfaz tratado assinado há 63 anos com o Irã

0
63
USA - TRUMP/CONDENAÇÃO/VIOLÊNCIA/CHARLOTTESVILLE - INTERNACIONAL - O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa no Trump National Golf Club, em Bedminster, neste sábado, sobre os atos de violência que desencadearam em Charlottesville, no Estado de Virginia (EUA). 12/08/2017 - Foto: PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Foi anunciado ontem, (3) quarta-feira, pelo governo dos Estados Unidos durante tensão com o Irã, cancelou o tratado de amizade, relações econômicas e direitos consulares assinado em 1955.

Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, informou em entrevista coletiva o encerramento do tratado que havia sido uasado pelo Irã para comprovar violações na relação bilateral provenientes do governo de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Em meio a sentença, a CIJ mandou que os EUA bloqueasse as medidas que desfavorecem o Irã relacionadas à exportação de certos bens básicos.

“Os iranianos ignoraram o tratado durante muito tempo, deveríamos ter saído há décadas. Hoje (a decisão da CIJ) é um ponto muito útil para demonstrar o absurdo do tratado de amizade entre EUA e Irã”, declarou Pompeo.