ENTREVISTA EXCLUSIVA: “Vamos bater na porta de todos que queiram ajudar Manaus”, diz Ricardo Nicolau

0
52

Deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), Luís Ricardo Saldanha Nicolau é manauara e tem 45 anos.

Em mais de duas décadas de vida pública, tem destacado sua atuação com os temas da Saúde.

Na política desde 1996, Ricardo disputa a prefeitura de Manaus pela primeira vez. O pré-candidato,já enfatizou que a coligação que está sendo formulada, será transparente e verdadeira, sem apoios velados.

Seus projetos e propostas você confere na entrevista a seguir:

ON Jornal – Ser chefe do executivo em Manaus já era um desejo antigo, ou é algo novo?

Ricardo Nicolau –Veja, desde 1996, quando entrei na política, eu sempre tive um desejo muito grande de dar às pessoasuma mudança efetiva. Eu gosto de trabalhar com resultados grandes.Eu creio que hoje, eu tenho conhecimento necessário pra essa função. E sendo da vontade de Deus e do povo de Manaus, eu vou fazer uma grande candidatura.

ON Jornal – O que o deputado pretende fazer para vencer poderosos nomes que também estão concorrendo à cadeira da prefeitura?

Ricardo Nicolau –Existe um mito sobre esses “poderosos”. O processo eleitoral ainda não começou. Quando começar, aí sim, vamos ver as diferenças dos candidatos.

Eu acredito que essa analise vai ser muito criteriosa, do ponto de vista do eleitor. Por que nessas eleições, o eleitor, vai analisar mais sobre quem tem mais condições de fazer melhor pela cidade de Manaus. Vai ser uma eleição com critérios.

Nas anteriores foi mais por emoção e nessa acho que vai ser mais racional. As pessoas vão analisar, pensar e votar no que é melhor pro futuro de Manaus.

ON Jornal – Você se considera o “novo” na política, uma vez que o deputado já tem mais de duas décadas de vida pública?

Ricardo Nicolau –O novo, não! Por que na política, já estou no meu quinto mandato. Eu já adquiri experiencia no parlamento. Sei como funciona a política.

Eu sou novo como candidato a prefeito. Nunca fui a cargo majoritário. Mas ao longo do tempo, adquirimos a experiência necessária pra estarmos preparados para esse desafio. Vamos assumi-lo e tentar resolve-los.

ON Jornal – Segundo uma pesquisa divulgada esta semana, pelo Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), você está em 10º lugar no ranking, em pesquisa estimulada, ficando atrás da novata Débora Mafra. O que o deputadotem a dizer sobre essa pesquisa e quais seus planos para convencer o eleitor?

Ricardo Nicolau –Olha, mais de 80% das pessoas não estão pensando em política eleitoral. A população ainda não está atenta a isso, a não ser os próprios candidatos. Esses dados retratam momentos. As eleições ainda não começaram.

Estamos fazendo coligações boas. Já temos bons partidos como o PSB e Solidariedade. Teremos outros também pra somar conosco. Aspesquisas começam a se desenhar a partir das convenções, quando os candidatos forem definidos e quando, de fato, eles forem pra rua.

ON Jornal- O Partido Social Cristão (PSC), deixou de apoiar a ex-secretária, Carol Braz. Muitos disseram que ela e o partido iriam apoiar você. Houve, de fato, essa conversa?

Ricardo Nicolau –Nunca tive nenhuma conversa com o PSC sobre isso. Olha, a eleição é uma fabrica de boatos.Então, às vezes, os adversários inventam boatos. Nunca conversei com eles.

Nossa candidatura está alicerçada em princípios. Estamos construindo um caminho com independência. Vamos fazer uma campanha diferente.

Se você fizer uma campanha com comprometimentos políticos com gruposempresariais, fica difícil. Se nós quisermos fazer a diferença, não podemos estar atrelados e engessados àquilo que nósnão acreditamos.

ON Jornal – O que pretende fazer em relação ao sistema de saúde do município?

Ricardo Nicolau –Em primeiro lugar, a taxa de cobertura é muito pequena. Nós pretendemos chegar a 100% das pessoas que não tem plano de saúde.Hoje, o cidadão que consegue um atendimento numa UBS e precisa de um simples exame, encontra desafios para fazê-lo, por que não tem a disponibilidade dos exames, aí ele perde a continuidade desse atendimento.

Então, nós queremos implantar os Centros de Atenção Integral à Saúde – CAIS, que nesse lugar, vai ter um centro de especialidades e exames, para que ele consiga fazer seu tratamento.

Queremos poder fazer com que Manaus tenha hospital. Nos temos uma maternidade, mas o município não tem um hospital. Para uma simples cirurgia de vesícula, o paciente fica peregrinando. É algo que não pode esperar.

Então é isso, queremos ampliar o atendimento nas maternidades e cria o primeiro hospital de Manaus voltado a cirurgias eletivas.

ON Jornal –     O Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab afirmou que o partido é independente. Sendo assim, o deputado faria alianças com ambos os lados, com a esquerda e a direita?

Ricardo Nicolau –Eu acho que devemos construir uma coligação independente, com quem queira trabalhar pela cidade. Manaus precisa de união. Precisamos de pessoas que queiram resgatar dividas antigas que o poder publico tenha com a população.

Então, isso não impede que tenhamos pessoas de esquerda, direita ou centro conosco. Vamos bater na porta de todos que queriam ajudar Manaus. Todos os ministérios, governos, deputados federais, senadores e presidente. Todos!

ON Jornal – Caso eleito, qual a primeira coisa que o pré-candidato pretende fazer, de urgência, no município?

Ricardo Nicolau –Olha, eu faria no mesmo dia! Manaus precisa trabalhar. Não podemos perder tempo. O trabalho do minuto seguinte seria fazer uma reforma administrativa.  Precisamos puxar pra nós a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A segurança é uma das nossas prioridades.

Outra coisa, é facilitar uma licença para as pessoas empreender. Hoje em dia é muito difícil. Vamos colocar metas para desburocratizar esse processo. Manaus não pode esperar para enfrentar esses problemas. Já iremos fazer isso no dia seguinte.

ON Jornal – Já tendo passado pelos cargos de vereador e deputado, caso seja prefeito de Manaus, o deputado almeja, ir além, ser deputado federal, Governador, ou quem sabe, presidente?

Ricardo Nicolau –O futuro depende do trabalho e das oportunidades. Se Deus nos der a oportunidade de eu ser prefeito de Manaus, faremos de tudo para esta cidade ser muito melhor.

Eu não penso nas eleições de agora, pensando na candidatura de amanhã. Nosso projeto hoje é para a prefeitura de Manaus e fazer uma grande transformação.  A partir daí, o futuro dependerá muito desta eleição e do nosso desempenho a frete do município.

ON Jornal – O que o deputado gostaria de acrescentar?

Ricardo Nicolau – Eu quero dizer a todos que nós estamos com muita disposição para encarar os desafios. Vamos trazer para o setor público aquilo que já aprendemos na iniciativa privada. Teremos um governo com profissionalismo e metas.

A satisfação do cliente, que é o povo, é nosso objetivo. Que o povo possa ter tranquilidade ao andar na rua, por que vamos implementar mais guardas de segurança, que el possa ir e vir.

Teremos programa de esporte e lazer. Queremos transformar nossa cidade. Acho que isso é possível. Manaus precisa e merece mudanças efetivas, que sejam feitas, não com ideais mirabolante e coisas surreais, mas sim, com propostas viáveis e com muita disposição de implementar e trabalhar.