Enfermeiro da Susam ganhará prêmio nacional por ação em amparo do parto humanizado

0
42

 

A atuação em defesa do parto humanizado, na rede estadual de saúde, estabeleceu ao enfermeiro e gerente de Maternidades da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Edilson Albuquerque, a determinação para receber a maior honraria oferecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Confen), o prêmio “Anna Nery”.

Enfermeiro obstetra, Edilson teve seu trabalho reconhecido nacionalmente, após criar um juramento para os pais realizarem, no ato de corte do cordão umbilical dos filhos, na maternidade Ana Braga, onde trabalhva, antes de assumir a

Gerência de Maternidades. O “Juramento do Pai” foi o plano criado pelo profissional para envolver por completo a figura paterna, no exato momento do parto.

A iniciativa foi destaque na imprensa local e nacional, com a participação dele no programa “Encontro”, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes, na Rede Globo.

“Sinto-me honrado com a indicação. Esse é o prêmio máximo da Enfermagem brasileira. Ver o nosso trabalho ser reconhecido nacionalmente, nos impulsiona a fazer cada vez melhor e quem ganha com isso é a população, pois é para ela que trabalhamos”, afirmou.

De acordo com ele, a Susam tem incentivado e dado possibilidade para que, na gestão das Maternidades, se consiga realizar uma assistência de excelência. Edilson foi grato ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) pela indicação e à Susam pela parceria e confiança na Gerência das Maternidades da rede.