Em Blumenau, turismo apoia infraestrutura

0
344
foto da internet

O Ministério do Turismo realizou nesta útima quinta-feira (6) em Blumenau (SC), um painel com cerca de 100 gestores do turismo da região do Vale do Itajaí e de empreendimentos que desejam investir em infraestrutura e expansão dos negócios do turismo regional. O coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do MTur, Eduardo Madeira, apresentou as diretrizes do programa Prodetur + Turismo, linha de crédito do BNDES no valor de R$ 5 bilhões voltada para projetos de infraestrutura pública e empreendimentos privados.

Para acessar os dois programas de crédito, o município precisa integrar uma região turística do Mapa do Turismo Brasileiro, a ferramenta do Ministério do Turismo é um instrumento que prioriza as políticas e programas da Pasta e o direcionamento de recursos aos municípios que têm o turismo como alternativa de desenvolvimento econômico. Já os projetos privados precisam de registro no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Fungetur é operado por diferentes agentes financeiros, a exemplo do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE).

Ainda em Blumenau, foram prestados atendimentos individualizados a 15 empreendedores e gestores públicos, a maioria da região turística do Vale Europeu. O Sebrae também participou da ação integrada com o Ministério do Turismo para elaboração dos estudos de viabilidade econômica e elaboração dos projetos.