Dinamarca construirá ilha no Mar do Norte para fornecer energia

0
12

A Dinamarca aprovou na quinta-feira (4) um projeto para construção de uma gigantesca ilha no Mar do Norte, para fornecimento de energia a três milhões de lares na Europa. Segundo a agência Reuters, a ilha artificial terá o tamanho de 18 campos de futebol (120 mil metros quadrados), mas pode se tornar três vezes maior.

A instalação funcionará como uma grande hub conectada a 200 turbinas eólicas instaladas em alto-mar, para fornecer energia elétrica para residências e também hidrogênio para uso em navegação, aviação, indústria e transporte pesado. Esse é o maior projeto de construção da história do país, com orçamento de US$ 34 bilhões (R$ 182 bilhões).

Situado a 80 km da costa, o projeto coincide com a decisão da União Europeia (EU) de direcionar o seu sistema elétrico para fontes energéticas renováveis dentro de dez anos, bem como elevar a sua capacidade de produção de energia eólica offshore em 25 vezes até 2050.

O fornecimento de energia elétrica através da nova ilha não ficará restrito aos consumidores dinamarqueses, sendo estendido às redes elétricas de países vizinhos, como Reino Unido, Alemanha e Holanda. Também o hidrogênio verde, obtido através de eletrolisadores, será destinado a outras nações.