Dicas para alugar um carro em viagem ao exterior

0
18

Alugar um carro no exterior tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre brasileiros que viajam em busca de lazer, descanso, estudo ou até mesmo trabalho fora do país. Para facilitar a vida dessas pessoas e garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, aRentcars.com separou 10 dicas para facilitar a sua experiência de alugar um carro.

Fique atento à idade mínima para alugar um carro

Para viagens para os Estados Unidos e a Europa, o padrão é que a pessoa tenha, no mínimo, 25 anos, mas pode haver variação dependendo do país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa underage (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida, por meio de uma taxa adicional na reserva. Para algumas categorias de carro, consideradas superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade maior. É importante ressaltar a importância de verificar com antecedência quais são as condições específicas de idade mínima para o país de destino.

Verifique qual é a carteira de habilitação necessária

É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim é importante ficar atento às normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira. Boa parte das locadoras não permite locação por mais de 50 km além da fronteira com o país onde o carro foi retirado.

Na Europa recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte. Já nos EUA, o estado da Geórgia solicita obrigatoriamente a PID; para outros estados a recomendação é consultar diretamente a locadora escolhida para saber mais informações e assim verificar se será exigida ou não a apresentação da permissão.

Solicite uma habilitação internacional

Por incrível que pareça é simples de se obter a PID. Uma vez que o condutor tenha a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional, mediante o pagamento de uma taxa. Após esse processo, a habilitação internacional será enviada para o endereço do motorista sem maiores complicações.

Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos

O cartão de crédito é um requisito para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o bloqueio de um valor (pré-determinado) no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do carro o valor é devolvido ao locatário integralmente. Essa garantia serve para cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções adicionais, itens opcionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no decorrer do uso do veículo.

Consulte a possibilidade de alugar o carro em uma cidade e devolver em outra

Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço pode implicar no pagamento de taxas adicionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”.