Dia do Autista: Livro relata dia a dia e sentimento de pais e familiares

0
45
Imagem da Internet

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é em 2 de abril e, neste dia, acontece na escola Escola Municipal Castro Alves, Campo Grande, RJ, o lançamento do livro Somos pais de autistas! E daí?. A pedagoga Nancilia Pereira e autora da obra estará presente para uma palestra ao lado da psicanalista Márcia Teixeira, da psicopedagoga Glaucie Nunes e da professora Élcia da Silva Lopes.

As histórias presentes no livro são relatos verdadeiros e busca mostrar como o autismo afeta os pais e familiares. O primeiro relato traz uma experiência pessoal: o dia a dia de sua neta, Letícia, que só teve o diagnóstico correto aos 13 anos. Além disso, o capítulo de poesias, Poemas Azuis, também é dedicado à sua neta, que foi grande fonte de inspiração.

Por conta do livro, Nancilia realizou palestras sobre o tema e se aproximou ainda mais da realidade de quem é responsável por autistas. “Essas pessoas buscavam conforto, orientação e alento através do meu conhecimento. Por isso, resolvi escrever este livro com 12 relatos verdadeiros e incluir muitas informações sobre o TEA[Transtorno do Espectro Autista]: mundo exclusivo, importância do diagnóstico precoce, terapias, mediação escolar e legislação”, conta a autora.