” Minha maior preocupação serão as ‘canetadas’ presidencias contra a ZFM”

0
115

 

Antes da sua viagem para Brasília, em 28 de Janeiro, o ON Jornal conversou com Deputado Federal do PT mais bem votado do Amazonas, José Ricardo. Ele falou sobre sua expectativa em ser um novato em Brasília, como colocará o Amazonas em destaque nacional, Zona Franca e até sobre sua futura possível candidatura a prefeitura de Manaus e outros assuntos.

Quando estiver na Câmara Federal, José afirma que sua principal linha de atuação será a mesma de quando era deputado estadual, a de fiscalização.

BRASÍLIA

Conhecido como “o cara da Kombi”, Ricardo falou sobre como analisa a nova Câmara dos Deputados em Brasília, estando mais dividida desde a redemocratização. Ao que tudo indica, os partidos do PT e PSL disputarão o protagonismo da casa.

– A forma de fazer politica lá é diferente daqui. A primeira ação vai ser a ação de bancada, eu vou estar me inserindo no dia a dia da bacana do PT, apoiando as pautas do partido. A nossa postura será de oposição ao governo.

– Infelizmente o PDT, que é liderada pelo Ciro, está com essa ideia de divisão das esquerdas. Ele é uma pessoa difícil de lidar, mas acredito que nas horas das votações de interesse, haverá união de todos.

Questionado sobre a votação para presidente da Câmara, que acontece no dia 1° de Fevereiro, Ricardo disse que não faz sentido um partido de oposição se aliar a nomes ligados ao governo. E afirma que estando lá, dará a ideia de unir a oposição para forma uma candidatura única.

-Rodrigo Maia (DEM) estava interessado no apoio do PT, mas ele errou em pedir também o apoio do PSL, partido de Jair Bolsonaro, no qual nós somos oposição, e com isso não apoiará nossos projetos. No final do mês, terá uma reunião para tratarmos do assunto, para quem sabe planejar uma chapa para presidência da Câmara, com partidos de centro-esquerda. Se for alguém do PSOL, PT ou do PSB, ai isso teria que ser discutido.

AMAZONAS

Sobre o estado que lhe deu quase 200 mil votos, o deputado revela preocupação com as ‘canetadas’ presidenciais contra a Zona Franca e afirma que defenderá fielmente os interesses do Polo Industrial, das terras indígenas, Amazônia, economia e o desenvolvimento social do estado.

– Todos os nós, oito Federais e outros três Senadores vamos defender o Amazonas, fomos eleitos pra isso. Vou estar engajado nos projetos de manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca, que é o motor principal da economia do estado. As ‘canetadas’ do presidente, podem alterar as vantagens de segmentos que estão implantados aqui. Michel Temer, em numa ‘canetada’, baixou as alíquotas relacionadas aos concentrais de refrigerantes, isso diminuiu a vantagem das empresas estarem em Manaus. Se o novo governo fizer isso em outros segmentos, varias empresas vão deixar de ver o Amazonas como espaço de vantagem econômica, podendo decidir ir para outro lugar.

– Vamos cobrar para que o novo governo olhe o estado como ponto importante, estratégico, para combater o narcotráfico, e para investirmos na estrutura logística. Estarei na frente para cobrar isso.

Sobre o crescente conflito que acontece atualmente em reservas indígenas, entre fazendeiros e índios, José Ricardo declarou que isso é um assunto sério e que a mudança da FUNAI para o Ministério da Mulher, Família e DH é um completo erro e vai favorecer fazendeiros e madeireiras.

– O Amazonas tem poucas reservas indígenas na verdade, tem varias ainda que estão em processo de legalização e nunca foi pra frente efetivamente. E agora, mudaram a Funai, para um Ministério que não tem nada a ver, e que vai favorecer o comercio ilegal de madeira, garimpeiros, expansão da agricultura que desmata. E isso é triste, por que veremos ainda mais guerras por terras nas reservas florestais.

POSSÍVEL CANDIDATO A PREFEITO DE MANAUS

Logo após sua vitória em outubro do ano passado, especulou-se nas redes sociais, uma possível candidatura de José Ricardo para a Prefeitura de Manaus. Sobre o assunto, o deputado afirmou que atualmente está focado em seu novo mandato, mas deixa claro, que não descarta uma candidatura para prefeitura da capital no futuro.

– Tudo há seu tempo. Na próxima eleição para Prefeito, provavelmente o PT vai ter seu candidato para o cargo. Quem vai ser? Não sabemos. Eu conheço Manaus muito bem, ando por toda a cidade e sei de seus problemas, e com certeza ela precisa de uma nova gestação. Se eu serei candidato, o futuro dirá. Hoje estou comprometido com o meu mandato de Dep. Federal. Esse é meu foco.

DIREITOS SOCIAIS

O deputado se diz grande lutador pelas politica sociais. Segundo ele, enquanto deputado estadual, sempre esteve à frente para fazer valer os direitos dos trabalhadores, família e estudantes.  E afirmou que pretende apresentar uma proposta que vai viabilizar a criação de uma nova universidade no Estado do Amazonas.

– Vou brigar para criarmos pelos menos mais uma universidade federal no Amazonas. Eu já propus essa medida. Agora já existe uma proposta da própria Ufam e MEC para essa criação. Vamos debater para que isso aconteça.

LEGADO NO ESTADO

O petista afirma que seu orgulho é andar de cabeça erguida em qualquer lugar que esteja e não ser chamado de ladrão, de fazer politica sem comprar votos, sem assistencialismo, respeitando as pessoas e recebendo o voto de confiança dos amazonenses.

De acordo com Ricardo, a transparência e o comprometimento com as politicas sociais são seus legados deixados no estado.

– A Kombi é para termos transparências, para que o povo que votou em mim tenha conhecimento sobre oque estou fazendo. A Kombi é para prestar contas ao povo. Tenho orgulhos de passar por todas as eleições que participei de forma limpa.

José Ricardo é natural de Montenegro, Rio Grande do Sul, tem 54 anos e nas ultimas eleições, foi o deputado mais bem votado do Amazonas, com um total de 197,270 mil votos em todo estado.