Cresce em 13% busca por viagens ao interior do Brasil

0
14

A valorização do turismo doméstico e de proximidade vem ganhando destaque no cenário de retomada das atividades turísticas nos últimos meses. Uma pesquisa da ClickBus, plataforma online de compra de passagens de ônibus interestaduais, mostrou que a busca por viagens ao interior do país cresceu 13,23% em 2020, em comparação com 2019. O período analisado considerou os meses de outubro a dezembro.

As rotas mais procuradas com destino ao interior tinham origem em Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará e partiam, principalmente, para as cidades de Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Bragança Paulista (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Campos do Jordão (SP), São José dos Campos (SP) e Sobral (CE). O mesmo estudo mostrou que houve uma diminuição na procura pelas capitais e pelas cidades litorâneas no mesmo período.

O aumento do interesse por ecoturismo e turismo de proximidade é outra mudança de comportamento registrada pelas pesquisas. De acordo com o buscador de viagens Booking, 59% dos viajantes pretendem ir a um destino de natureza próximo e três em cada quatro (73%) têm a intenção de realizar viagens mais curtas em 2021.