Convênio vai fortalecer o setor primário em Maués

0
47

Foi assinado pelo prefeito Junior Leite e o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), um convênio para o setor primário no valor de R$ 10,2 milhões de reais. A finalidade é fortalecer a avicultura caipira, fruticultura, as culturas industriais e a correção do solo através da mecanização das áreas de produção.

O convênio foi assinado nesta quarta-feira (30) e garantiu a liberação da primeira parcela de R$ 5,1 milhões para o município. A segunda parcela será depositada na conta da Prefeitura de Maués após 90 dias da primeira liberação.

Parteiras de Parintins falam de suas experiências em Congresso Internacional realizado na UFAM

Com apoio da Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Saúde, as parteiras Maria Izabel, da Nossa Senhora de Fátima do Tracajá, Maria Erlita, da Sabina do Mamuru, e Maria América, do Mocambo do Arari, viajaram para Manaus no último dia 29, para participar do Congresso Internacional Rede Unida da Fundação Osvaldo Cruz.

No evento irão apresentar suas experiências em medicina popular ao longo de décadas incentivando também o parto normal. A programação será nos dias 30 de maio, 01 e 02 de junho no Auditorio Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Erlita pontua a alegria em poder falar de seu trabalho para outras pessoas em um congresso desta importância. Maria América entende que é um reconhecimento ao serviço realizado e também de obter mais conhecimentos. “A emoção de trazer uma vida ao mundo é grande e para mim é muito gratificante poder ajudar”, contou.

A enfermeira Elize Farias, coordenadora da atenção básica, destaca que a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde, tem dado todo o apoio para que as parintinenses pudessem estar neste congresso de importância internacional. “É uma oportunidade maravilhosa de falar das nossas parceiras tradicionais que executam um lindo trabalho na zona rural. É importante ressaltar

o incentivo do prefeito Bi Garcia, vice Tony Medeiros e secretário Clerton neste processo”, avaliou.

Secretária de Barcelos foi até Brasília em busca de melhorias para saúde do município

Patrícia Leite, secretária Municipal de Saúde de Barcelos, esteve recentemente junto com o Prefeito de Barcelos, Edson Mendes, na Capital Federal – Brasília, para buscar juntos aos mais diversos setores do Ministério da Saúde recursos e investimentos que venham de encontro a melhoria no atendimento ao cidadão barcelense, garantindo eficácia, rapidez e qualidade na prevenção, diagnóstico e recuperação das pessoas que precisam de atendimento em saúde no município.

Durante sua estada em Brasília, a secretária Patrícia, também aproveitou para aprimorar seus conhecimentos, cobrar prosseguimentos a projetos inacabados e buscar novas recursos como: equipe ribeirinha, NASF, nova equipe para a UBS de São Francisco, recurso para a assistência farmacêutica, recurso provisional para a equipe de saúde que presta serviços na delegacia, encaminhamentos para a nossa UBS Fluvial, UBS de São Francisco e Moura (que estão inacabadas), solicitação de mais um médico do pro