Conselho de Meio Ambiente de Santarém discute ações de combate às queimadas

0
9

Ações de combate às queimadas em Santarém, oeste do Pará, foram discutidas na manhã da última quinta-feira (19) por instituições que integram o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). A reunião ocorreu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

Participaram do encontro, representantes da secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed)/Parque da Cidade, Infraestrutura (Seminfra); Universidade do Estado do Pará (Uepa); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); 4⁰ Grupamento de Bombeiros Militar (4⁰ GBM); 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª Cipamb), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) e Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).

O representante da FOQS, João Lira ressaltou a preocupação do fogo nas comunidades. Ele é morador de Murumuru, na região do planalto. “Em 2015, houve uma grande queimada que, inclusive, acabou atingindo a plantação de moradores, única fonte de renda de alguns moradores”, relatou.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, a proposta de apresentação das iniciativas de combate ao fogo se deu a partir de solicitação dos órgãos que compõe o CMMA, tendo em vista a forte estiagem que atinge a região.