Conheça o documento anônimo que esboça a contenção dos EUA à China

0
8

Em material, autor vê a China como “maior desafio” de seu país no século 21 e pondera como conter ascensão do rival “O mais importante desafio enfrentado pelos EUA no século 21 é a ascensão de uma cada vez mais autoritária China sob o presidente e secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping”.

A frase abre o documento “The Longer Telegram“, de autoria anônima, divulgado pelo think tank Atlantic Council no fim de janeiro.

O título, “o telegrama mais longo”, em português, resgata o título de outro material, também publicado anônimo, em 1947. Naquela ocasião, os EUA esquadrinhavam sua estratégia de longo prazo para conter a rival União Soviética.

tática norte-americana, base da contenção praticada pelos EUA nas décadas seguintes, foi baseada em algumas das premissas de Kennan. Entre elas, que Moscou estava em “guerra permanente” com o capitalismo, a estrutura governamental na prática inibia uma visão real das ameaças internas e externas e as agressões vinham de um misto de “nacionalismo russo e neurose”.