Comissão planeja adotar programa da Islândia no combate às drogas

0
19

Quatro ministros de Estado foram convidados a participar de audiência pública conjunta promovida pelas Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) que vai analisar o programa para a educação e contra as drogas “Youth In Iceland” (Juventude na Islândia), nesta quarta-feira (4), às 10h30.

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; da Educação, Abraham Weintraub; da Cidadania, Osmar Terra; e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, devem conhecer a experiência de sucesso da Islândia apresentada pelo diretor do programa, Jón Sigfússon.

O programa para a educação e contra as drogas “Juventude na Islândia” foi adotado em 1998. O método consiste em identificar características familiares, hábitos, anseios e possíveis problemas emocionais dos jovens, entre outras questões, por meio de questionários aplicados periodicamente aos adolescentes das escolas islandesas.

As informações são repassadas para cada distrito e escola pesquisada. A partir daí são adotadas ações específicas, segmentadas para os jovens de cada comunidade, com alternativas de lazer e esporte elaboradas para combater os fatores de risco, gatilhos sociais e psicológicos identificados no estudo, que possam levar os adolescentes a consumir drogas.