Comida vegetariana reduz o risco de AVC em 75%, diz estudo

0
6

Num estudo publicado na Neurology, investigadores da Universidade Tzu Chi em Hualien, Taiwan, concluem que as pessoas cujas dietas consistem principalmente em frutos secos, vegetais e soja podem ter um risco menor de derrame cerebral do que aquelas que comem carne ou peixe. 

Para chegar aqui, os investigadores analisaram dois grupos de pessoas que viviam em colônias budistas de Taiwan. Aproximadamente 30% dos participantes eram vegetarianos e 25% desse grupo eram homens. No início do estudo, a idade média dos participantes era de 50 anos e nenhum havia sofrido um AVC. Um grupo de 5.050 pessoas foi seguido por uma média de seis anos, enquanto o segundo grupo (8.302 pessoas) por uma média de nove anos.

Pesquisas dietéticas preliminares e exames médicos também foram realizados no início do estudo. Previsivelmente, essas sessões revelaram que os participantes vegetarianos normalmente comiam mais frutos secos, vegetais e soja, bem como menos laticínios, do que os não vegetarianos. Ambos os grupos comeram quase a mesma quantidade de frutas, mas os vegetarianos comeram mais proteínas e fibras vegetais.