Com apoio da Fapeam, Manaus realiza Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola

0
202

O 2º Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola na Amazônia (II Seama) começou na terça-feira, 19, e termina hoje, dia 21 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre temas relacionados à entomologia agrícola na Amazônia, o coordenado pelo Prof. Dr. Neliton Marques da Silva, visa o desafio de contribuir para um modelo de agricultura pautada nos princípios da sustentabilidade, além de possibilitar o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, instituições e empresas envolvidas com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, nesta importante área do conhecimento científico.

O evento contou com a participação de 21 pesquisadores de outros Estados, com a apresentação de painéis e palestras. Na programação está previsto também o lançamento do livro, na versão e-book, intitulado “Pragas Agrícolas e Florestais na Amazônia”.

O intuito das palestras era trocar informações e experiências, construir e encaminhar propostas que resultarão em projetos integrados de natureza interdisciplinar e interinstitucional, além de formação e diversificação de redes integradas de pesquisas em entomologia agrícola e florestal com foco no bioma Amazônia.

Hoje serão realizadas sessões plenárias, para apresentação dos principais resultados e encaminhamentos das propostas, objetivando a formação e fortalecimento de redes de pesquisas para fins de implementação dos projetos.

O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) financiou o II Seama. A proposta para realização do evento foi contemplada na primeira chamada do edital N°005/2017, e contou com investimento da ordem de R$ 1,2 milhão para apoiar, em duas chamadas públicas, a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas.

O PAREV apoia a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, com objetivo de divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.