Cinco motivos pelos quais está sempre com fome

0
32

A sensação de fome é uma forma natural do nosso corpo avisar que precisa de mais comida. Ela se manifesta por um barulho característico no estômago, dor de cabeça, irritação ou incapacidade de concentração.

A nutricionista Catarina Sofia Correia, da Clínica Tejo Saúde, partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que promete ajudá-lo a controlar o apetite.

Conheça cinco razões que poderão justificar essa situação:

Não está bebendo água suficiente

Uma adequada hidratação é muito importante para a sua saúde em geral, de forma a promover o bom funcionamento cognitivo e da função cardiovascular, bem como na boa manutenção do sistema digestivo. Por vezes, a sensação de sede pode ser facilmente confundida com a sensação de fome. Se está sempre com fome, experimente beber um ou dois copos de água para descobrir o que realmente o seu corpo está pedindo. Por outro lado, consumir água antes das refeições poderá contribuir para reduzir o apetite.

A sua dieta é pobre em fibras

Alimentos ricos em fibras como a aveia, sementes de linhaça e batata doce, diminuem a taxa de esvaziamento do estômago e levam mais tempo a serem digeridos do que alimentos com baixo teor de fibras. Além disso, as fibras promovem a liberação de hormônios que reduzem o apetite e promovem a sensação de saciedade. Opte por alimentos integrais, fruta, legumes, nozes e sementes.

Está comendo muito rapidamente e não presta atenção à sua refeição

Ao comer em muito pouco tempo não permite que o seu corpo tenha tempo suficiente para reconhecer que está saciado, o que poderá promover essa sensação de fome excessiva.

A sua dieta é pobre em gorduras

Os alimentos ricos em gordura demoram mais tempo no trato gastrointestinal, o que significa que demoram mais tempo a serem digeridos e promovem a redução do apetite. Aqui incluem-se gorduras como os triglicerideos de cadeia média (presentes por exemplo no óleo de coco) e ácidos ômega 3 (presentes nos peixes gordurosos como o salmão, atum e cavala ou nas sementes de linhaça ou nozes).