China cria uniforme tecnológico para controlar presença nas aulas

0
267

A China começou a desenvolver “uniformes inteligentes” para controlar a presença e o paradeiro de seus estudantes, informou nesta quinta-feira o jornal oficial “Global Times”.

Com esta tecnologia, os responsáveis de uma dezena de centros escolares que começaram a utilizá-los recebem “informação precisa” sobre a hora de entrada e de saída dos estudantes, dados que são compartilhados de forma automática com seus pais e professores, detalhou o jornal.

De acordo com a empresa responsável pela novidade, os uniformes estão equipados com uma voz de alarme que é ativada automaticamente se um aluno está fora do colégio sem permissão ou se tenta tirá-lo, graças à tecnologia de reconhecimento facial instalada nas escolas.

Além disso, os uniformes estão equipados com dois chips nos ombros capazes de aguentar 500 lavagens a 150 graus de temperatura.

A iniciativa enfrentou diversas críticas devido à possibilidade que os estudantes possam ser localizados inclusive em horário extraescolar, mas estes temores foram desmentidos pelo diretor de um dos centros escolares promotores desta tecnologia na província de Ghizhou, Lin Zongwu, ao jornal.