Carnaval veneziano destaca turismo em Santa Catarina

0
178

 

Os turistas que visitarem Nova Veneza (SC) entre os dias 14 a 17 de junho poderão participar do Carnevale di Venezia, considerado um dos maiores eventos do gênero fora da Itália e reconhecido nacionalmente. Neste ano, a cidade celebra 127 anos de colonização italiana e 60 de emancipação política com um festival gastronômico e o tradicional carnaval com roupas de época e máscaras. Os vinhos coloniais e a grappa (aguardente italiana) estendem o cardápio de opções e atrações que os turistas pidem encontrar em Nova Veneza.

Nova Veneza é um significante reduto da cultura italiana na região Encantos do Sul, localizada em Santa Catarina. Dos 15 mil habitantes, cerca de 95% são descendentes de imigrantes que vieram principalmente da região do Vêneto, na Itália. Outra característica da cultura local é o dialeto Vêneto falado por grande parte da população e que ainda conserva o sotaque original das cidades mais italianas do brasil.

Ao longo do festival, a Praça da Chaminé engloba atrações tradicionais italianas como o exuberante desfile de carnaval à moda antiga, com foliões mascarados ao estilo da italiana Veneza, grupos folclóricos de dança, música regional, além de pratos da cozinha italiana e da cozinha local como a galinha caipira ensopada. Entre as diversas receitas de influência italiana estão: a polenta, a fortaia (prato à base de ovos e queijo) e as massas caseiras encontradas nos restaurantes da cidade.

Recebe destaque também o Monumento do Imigrante, que fica no pórtico da cidade, e uma autêntica gôndola veneziana, ancorada no lago da praça principal. O Museu do Imigrante, que abriga mobiliário, ferramentas e utensílios dos pioneiros colonizadores da região, e a Igreja São Marcos, com o relógio da torre oriundo de Veneza, também são atrações associadas a colonização d povo italiano em Nova Veneza.