‘Caminhada Azul’ celebra a Semana Municipal do Autismo em Manaus-AM

0
92
Imagem da Internet

A cor azul tomou conta do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, no último  domingo (31), durante a solenidade de abertura pela Prefeitura de Manaus da “Semana Municipal do Autismo” e a realização da 3ª Caminhada Azul. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária.

Pessoas de diversas zonas da cidade hastearam faixas e balões pela garantia dos direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em alusão ao Dia Internacional do Autismo, celebrado na hoje 2 de Abril.

Segundo a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, a prefeitura trabalha pela inclusão dessas pessoas na sociedade para acabar com o preconceito e, verdadeiramente, valorizar os autistas.

A programação dedicada ao autismo envolve atividades físicas, lúdicas, palestras e audiência pública acerca do tema. As atividades estão sendo organizadas e realizadas em parceria com organizações da sociedade civil e as secretarias municipais de Educação (Semed), da Saúde (Semsa) e da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A rede de municipal de educação possui 5.347 alunos com deficiência, dos quais 1.501 são autistas que estudam em 347 unidades de ensino. Por meio do programa “Viva as Diferenças”, executado pela Semjel.