Câmara de Manaus vai apresentar o modelo Zona Franca ao Papa Francisco

0
18

Parlamentares do Amazonas defenderam, na Câmara dos Deputados, o modelo da Zona da Franca de Manaus (ZFM) como um exemplo de convergência entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade a ser debatido no Sínodo da Amazônia, que será realizado em outubro no Vaticano e presidido pelo Papa Francisco.

O debate sobre as relações entre a ZFM e o Sínodo ocorreu durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Casa. Para o presidente da comissão, Bosco Saraiva, a unificação do debate contribui para informar a população brasileira sobre a importância da ZFM para manter a floresta em pé.

Representando a Igreja, o coordenador Nacional de Articulação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam/Brasil), Leon Patrick Afonso de Souza, apresentou a trajetória de eventos para a preparação do Sínodo da Amazônia junto a povos e comunidades da região, mas também lembrou que a iniciativa somente foi possível diante do compromisso do Papa Francisco para com a Amazônia e as pessoas que vivem nela.